MOSTRA ARTEFACTO DECOR + CINEMA 2018 – ALEXANDRE CARDIM

A mostra Artefacto Decor RJ já começou, confira um pouco do belíssimo ambiente do arquiteto Alexandre Cardim, os revestimentos são da Mais Revestimentos!

Artefacto Decor

ALEXANDRE CARDIM

O segredo é vestir a camisa – e a pele – do cliente: “Sempre penso que o projeto que faço seria para eu morar, assim, o espaço carrega em si um pouco da minha identidade”, conta Alexandre Cardim sobre seu modo de trabalho. Neto de engenheiro, o interesse por trabalhos manuais foi contemplado pelas ricas influências dos antecessores. Para esta edição da Mostra, sua quinta participação e terceira consecutiva, quis, de pronto, passar longe dos clássicos hollywoodianos e se debruçar sobre uma das mais importantes produções nacionais dos últimos anos (e com os dois pés no seu ofício, é claro). “Lembrei-me de ‘Flores Raras’ pois, além de arquitetura e poesia, recorta um tempo histórico distante e suas questões que ainda carecem de reflexão, como a forma como lidamos com a liberdade/autonomia feminina”, comenta. A Casa Samambaia, morada de serra da legendária paisagista Lota de Macedo Soares situada em Teresópolis, foi o ponto de partida para os 150 metros quadrados que abrangem sala de estar, jantar, living, suíte do casal e banheiros. A inspiração, segundo o profissional, vem da força e da paixão da arquiteta-urbanista por seus trabalhos pelo Rio antigo. “A Cidade Maravilhosa deve muito à Lota por todo o empenho no projeto do Parque do Flamengo”, defende. Apesar de o filme ter sido gravado em uma residência assinada por Oscar Niemeyer, Cardim manteve as referências à obra autêntica de Lota. Alusões recaem sobre o paisagismo (samambaias); sobre a opção pelo cobogó geométrico; sobre o desenho de “Folhagem”, tecido da parede assinado por Ucho Carvalho para a Beach & Country; a janela que se estende do piso ao teto; a parede de pedras irregulares; o desenho dos sofás redondos, uma menção ao Aterro; e os quadros de Tarsila do Amaral, Maria Leontina e Roberto Burle Marx. Esses e outros elementos se evidenciam pela prevalência de tons neutros e leves tanto nas paredes, quanto nos revestimentos.

FLORES RARAS

A narrativa filmada em 2013 pelo diretor Bruno Barreto é uma das poucas do cinema nacional a retratar relacionamentos gays sob um olhar menos conservador ou estereotipado. A saga revela os bastidores do golpe militar de 1964 (e seus desdobramentos) e, como cenário, conta a história de amor intensa ocorrida entre a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires) e a poetisa norte-americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto). Um recorte sobre o Brasil dos 1950 /1960 se desenha na tela com destaques para a inauguração da Capital Federal, o surgimento da Bossa Nova (e sua valiosa contribuição cultural), sem contar os bastidores do governo Lacerda e a construção do Aterro do Flamengo – projeto este que joga luz sobre o paisagismo da Cidade Maravilhosa.

Mostra Artefacto Decor RJ

CASASHOPPING: Av. Ayrton Senna, 2.150, Bloco K – Rio de Janeiro / RJ
Clique Aqui

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Mais Revestimentos Ceramicos - Inovação Por Metro Quadrado

Esqueceu sua senha?