Revestimentos para interno de Piscinas

2021-07-28T11:11:19-03:00 Piscinas|

Quando se pensa em revestimento interno para piscina abrimos um leque de opções. E é isso que vamos abordar neste blog.

  • O que é absorção de água?
  • O que é gretamento?
  • Expansão por umidade (EPU)
  • Assentamento e Rejuntamento
  • Pastilhas de porcelana
  • Cerâmica Grés
  • Porcelanato Técnico Slim
  • Porcelanato Esmaltado
  • Pedra Natural (Seixo)

Estamos no Inverno, e por incrível que pareça, esse é o melhor momento para quem deseja construir, ou reformar a piscina e o espaço de lazer.

Isso se deve ao fato de que nessa época há pouca chuva, por ser uma estação considerada seca, especialmente no Sudeste do país.

Então já que o clima é favorável, vamos logo ao que interessa!

Pra iniciar esse assunto vamos as questões técnicas para exemplificar melhor o porquê da escolha de cada produto.

Antes de pensar no produto ideal para sua piscina é preciso saber a questão da absorção de água, ou seja, a penetração de água no interior da massa cerâmica causada pela porosidade existente. Isso influencia diretamente na resistência mecânica, resistência ao gelo e ao impacto. A conta é a seguinte: quanto menor a porosidade, menor será a absorção de água.

Após a queima o produto cerâmico apresenta pequenos espaços entre as partículas de minerais que o compõe, denominados poros. A quantidade de poros que a massa (biscoito) apresenta é o que determina o nível de absorção de água. A massa será classificada pelas normas técnicas de acordo com a absorção.

Seguindo essa lógica, temos que levar em consideração o gretamento, que é o nome dado às fissuras que ocorrem na superfície esmaltada do revestimento cerâmico. A expansão por umidade (EPU), que é  o aumento do tamanho da placa cerâmica mediante o contato prolongado com a umidade ou com a variação acentuada de temperatura  é a maior responsável pelo gretamento. Por isso a importância de usar o material correto, indicado pelos fabricantes para interno de piscina e que estejam dentro desta classe de produtos.

Todos os pisos Puro Grês e Porcelanato possuem elevada resistência ao gretamento devido à baixíssima expansão por umidade.

E sobre o assentamento e o rejuntamento? Qual argamassa usar?  Vai depender do tipo do produto, é preciso ver a indicação com o fornecedor da argamassa e rejunte.

E qual cor utilizar?  Vai depender do efeito estético idealizado, se as pastilhas forem de vidro azul e quiser o efeito com rejunte azul, pode-se comprar a argamassa autofugante (assenta e rejunta) na cor azul. Consulte o fabricante da argamassa e veja as recomendações para cada tipo de produto.

Agora selecionamos aqui para vocês alguns tipos de produtos para piscina disponíveis em nossas lojas.

Um dos produtos mais conhecidos no mercado pela grande variedade e qualidade para interno de piscina são as Pastilhas de Porcelana.

A porcelana é o produto que menos absorve água, sua absorção é menor que 0,5%, isso significa que é um dos produtos mais indicados para revestir a parte interna da piscina e tem vários formatos no mercado.

As mais usadas são 2×2 e 5×5, e algumas linhas tem as cantoneiras internas e externas para uso em degraus. Este acabamento é muito importante para ter maior conforto ao toque e para sentar.

PASTILHA DE PORCELANA   absorção de água ( 0,1 % até 0,5 %)

PROJETO: Nardim Júnior

CERÂMICA Grés  ( piso grés absorção de 0,5 a 3% e semi grés de 3 a 6%)

Textura inspirada nos Terrazzos Venezianos, agora transportadas para o interior das piscinas. Colorido ou branco, complementam a série, com porcelanatos antideslizantes, mates e polidos,  integrando áreas internas, externas e piscinas.

Existem várias opções diferentes, podemos ousar na criatividade, usar um tom rosa antigo como na foto abaixo:

E quem não adora usar os clássicos “azulejos” de piscina? Estes produtos são os que tem melhor custo/benefício, são lindos, não requer mão de obra tão elaborada e o uso da argamassa ACIII já resolve, fica lindo se  rejuntado  na mesma cor.

Com inspiração nas paisagens mediterrâneas, a paleta verde-água traz tonalidades de turmalina, aquamarine e jade. Em duas versões, lisa e relevo, as cores imprimem personalidade aos clássicos terraços venezianos que conferem movimento e um efeito singular às piscinas.

As marcas vem inovando e buscando realizar  aquele sonho de piscina em  pedra natural , a releitura da pedra Hijau na versão cerâmica 15×15, concilia beleza com ótimo custo! Esta linha é completa, tem 3 opções de cores e traz bordas arredondadas e cantos.

PORCELANATO Técnico Slim:  ( Absorção menor que 0,5% )

E posso  usar um  porcelanato de super formato numa piscina? Sim, sempre, com certeza!!  Neste caso precisamos usar uma argamassa para este tipo de produto, o rejunte nesta opção pode ser o cinza que ficará muito discreto, quase imperceptível!

Fusion Iris da Inalco, 100×250

Iseo Gris Abujardado, 100×250 – Inalco   

PORCELANATO ESMALTADO: (Absorção de 0,5 a 1%)

A grande vantagem de usar um porcelanato para revestir a parte interna da piscina é por conta dos formatos serem maiores e ter bem menos junta. Estes produtos sendo assentado com dupla colagem e com a argamassa correta, tem uma aderência muito superior as pastilhas e com isso muito mais resistência ao desplacamento.

E o que você acha de usar o mesmo produto na borda e dentro da piscina? Este produto lembrando o seixo traz um design único e contemporâneo, ficou lindo demais nesta área! Fora foi usado o antideslizante e dentro o acetinado!

PEDRA NATURAL ( SEIXO )

Você já pensou em usar seixo do lado de fora da piscina? Como revestimento de muro ou ducha, demais né?

Quer um mar caribenho no seu quintal? Então aposte na pedra Green Bali com tons esverdeados, um luxo particular!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos e deixe aqui o seu comentário. Todos estes produtos estão disponíveis em nossas lojas. Mais informações procure no chat on-line